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domingo, 13 de maio de 2012

AULA DO DIA 12 DE MAIO NO CURSO DE PORTUGUÊS, CESAC - PE.

ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO


• INTRODUÇÃO

É o primeiro parágrafo, deve ser breve e apresentar apenas informações
sucintas sobre o tema abordado. Deve ter no máximo quatro linhas.

Pode-se iniciar a introdução com:
- uma afirmação;
- uma ou mais perguntas;
- uma retrospectiva histórica (falando sobre dados passados) ;
- dados estatísticos (desde que verídicos e atuais);
- uma narração.

TIPOS DE INTRODUÇÃO
ROTEIRO

O tema deverá estar presente na introdução.
suponhamos o tema:

A questão do menor no Brasil

Uma possível introdução seria:
Para se analisar a questão da violência contra o menor no Brasil é essencial que se discutam suas causas e suas conseqüências.
0 principal defeito em uma redação que utiliza este tipo de introdução é seguir outro roteiro que não seja o nela citado.

HIPÓTESE

A introdução traz o ponto de vista a ser defendido, a tese que se pretende provar durante o desenvolvimento A questão da violência contra o menor tem origem na miséria - a principal
responsável pela desagregação familiar.
0 principal risco desse tipo de introdução é não ser capaz de realmente comprovar a tese apresentada.

PERGUNTAS

Esta introdução constitui-se de uma série de perguntas sobre o tema.
Exemplo:

É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e com justiça social
enquanto existir tanta violência contra o menor?
O principal problema é não responder, ou responder de forma ineficaz, às vezes não se
consegue atrair suficientemente a atenção do leitor.

HISTÓRICA

Esta introdução traça um rápido panorama histórico da questão, servindo muitas vezes de contraponto ao presente.
Às crianças nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em Palmares
não foram poupadas. Na Candelária ou na praça da Sé continuam não sendo.
Deve-se escolher fatos históricos conhecidos e significativos para o desenvolvimento que se pretende dar ao texto.

COMPARARÃO - POR SEMELHANÇA OU OPOSIÇÃO

Procura-se neste tipo de introdução mostrar como o tema, ou aspectos dele, se assemelham - ou se opõem – a outros.
É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra - países desenvolvidos – nessa idade as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas.
É bastante importante que a comparação seja adequada e sirva a algum propósito bem
claro - no caso, mostrar o subdesenvolvimento brasileiro na questão do menor.

DAFINIÇÃO

Parte da definição do significado do tema, ou de uma parte dele.
Menor: o mais pequeno, de segundo plano, inferior, aquele que não atingiu a
maioridade. O uso da palavra “menor” para se referir às crianças no Brasil já demonstra como
são tratadas: em segundo plano.
A escolha da definição mais adequada dependerá do ponto de vista a ser defendido.

CONTESTAÇÃO

Contesta uma idéia ou uma citação conhecida.
O Brasil é o país do futuro. A criança é o futuro do país. Ora, se a criança no Brasil passa fome, é submetida às mais diversas formas de violência física, não tem escola, nem saúde, como pode ser esse o país do futuro? Ou será que a criança não é o futuro do país?
Esse tipo de introdução pode ser bastante atraente, uma vez que desfazer clichês atrai mais a
atenção do que usá-los.

• DESENVOLVIMENTO
Deve ser constituído de, no mínimo, dois parágrafos. É a parte da redação em
que os argumentos são abordados. Cada argumento deve ser desenvolvido em um parágrafo
distinto.
• Exemplos de expressões utilizadas em parágrafos de desenvolvimento:

EXEMPLOS DE EXPRESSÕES UTILIZADAS EM PARÁGRAFOS DE
DESENVOLVIMENTO:

• Confronto
"É possível que... no entanto..."
"É certo que... entretanto..."
"É provável que ... porém..."

• Divisão de idéias
"Em primeiro lugar ...; em segundo ...; por último ..."
"Por um lado ...; por outro ..."
"Primeiramente, ...; em seguida, ...; finalmente, ..."

• Enumeração
“É preciso considerar que ..."
"Também não devemos esquecer que ..."
"Não podemos deixar de lembrar que..."

• Uso de citações
"Segundo ..."
"Conforme ..."
"De acordo com o que afirma ..."

• Reafirmação
"Compreende-se então que ..."
"É bom acrescentar ainda que ..".
"É interessante reiterar ..."

• Exemplificação
"A fim de comprovar o que foi dito, ..."
"Para exemplificar, ..."
"Exemplo disso é ..."

• Oposição de idéias
"Por outro lado, ..."
"Em contrapartida, ..."
"Ao contrário do que se pensa, ..."
"Em compensação, ..."

• Atenção a algumas expressões que podem ser utilizadas em seu texto:
"Para tanto, ..."
"Para isso, ..."
"Além disso, ..."
"Se é assim, ..."
"Na verdade, ..."
"É fundamental que ..."
"Tudo isso é ..."
"Nesse momento, ..."
"De toda forma, ..."
"De tal forma que ..."
"Em ambos os casos, ..."
“Tudo isso é ..."
"Nesse momento, ..."
"De toda forma, ..."
"De tal forma que ..."
"Em ambos os casos, ..."

CONCLUSÃO

• Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o argumento do último
parágrafo do desenvolvimento.
• Na conclusão, procure fazer sugestões, citações e uma síntese geral, objetiva do
assunto.
• Nunca apresente informações novas; se ainda há argumentos a serem discutidos, não
inicie a conclusão.

• Pode-se utilizar expressões iniciais do tipo:
- "Assim,..."
- "Portanto,..."
- "Mediante os fatos expostos,..."
- "Dessa forma, ..."
- "Diante do que foi dito ..."
- "Em suma, ..."
- "Em vista disso, pode-se concluir que ..."
- "Finalmente, ..."
- "Nesse sentido, ..."

Pode-se fazer na conclusão uma:
- sugestão
- advertência
- afirmação

COMO ELABORAR UMA BOA DISSERTAÇÃO

1. Ler atentamente o tema.
2. Reler o tema.
3. Interpretar o tema denotativamente:
4. Interpretar, se necessário, conotativamente o tema
5. Delimitar a idéia apresentada pelo tema
6. Decidir qual será o objetivo final de seu texto, ou seja, qual será a conclusão a que se
quer chegar.
7. Refletir sobre os argumentos para chegar à conclusão escolhida.
8. Elaborar a dissertação.

A primeira providência é perguntar ao tema por quê?
Escolha duas ou três respostas, que serão utilizadas como argumentos no desenvolvimento.
Por exemplo:"As cidades modernas estão tornando-se desumanas."
Por quê?

1. Tem ocorrido o inchaço populacional.
2. O trânsito torna-se a cada dia mais violento.
3. A poluição prejudica a saúde do homem.

INTRODUÇÃO:

TEMA: "As cidades modernas estão tornando-se desumanas."
Para elaborar a introdução, pode-se reescrever o tema, reestruturando-o sintaticamente.
Para isso, utilize suas próprias palavras e apresente os três argumentos das respostas.
Por exemplo:

"Viver bem nas cidades modernas, a cada dia que passa, torna-se mais difícil, pois o número
de habitantes tem aumentado exageradamente, a violência no trânsito tem se tornado
incontrolável e os índices de poluição crescem cotidianamente, o que leva as metrópoles a
serem consideradas desumanas."

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento da redação é a apresentação dos argumentos,
cada um em um parágrafo diferente, utilizando elementos concretos, exemplos sólidos, que
sejam importantes para a sociedade de um modo geral.
No primeiro parágrafo do desenvolvimento da redação citada, argumenta-se sobre as causas e as conseqüências do inchaço populacional, exemplificando.
No segundo parágrafo, discute-se acerca do trânsito, que está cada dia mais caótico e violento.
No terceiro parágrafo, apresenta-se a poluição como elemento importante na discussão sobre a
desumanização das cidades modernas.

CONCLUSÃO

Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o argumento do último
parágrafo do desenvolvimento. Tente buscar uma solução. A ela deve seguir-se uma
reafirmação do tema e um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação.
Por exemplo:
"É imprescindível que todos os cidadãos se conscientizem de que cada um deve
tentar minimizar os problemas urbanos, diminuindo os índices de poluição, racionalizando o
trânsito e lutando por moradia decente para todos. Só assim se conseguirá viver
humanamente nas cidades modernas."
Quando fizer o planejamento, antes de começar a redação, pergunte-se A que conclusão
quero chegar com os argumentos que apresentarei?

Relação entre causa e conseqüência
Tema

Constatamos que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se
deslocam do campo para as médias ou grandes cidades.
Para encontrarmos uma causa, perguntamos:
Por quê? ao tema acima. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte
fato:

CAUSA:

A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem
no campo.
No sentido de encontrar uma conseqüência para o problema enfocado no tema acima,
cabe a seguinte pergunta:
O que acontece em razão disso? Uma das possíveis respostas seria:

CONSEQÜÊNCIA

As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes
condições de subsistência e de trabalho.

Tema: A maior parte da classe política não goza de muito prestígio e confiabilidade por
parte da população.

Causa: A maioria dos parlamentares preocupa-se muito mais com a discussão dos
mecanismos que os fazem chegar ao poder do que com os problemas reais da população.

Conseqüência: Os grandes problemas que afligem o povo brasileiro deixam de ser
convenientemente discutidos.

EXERCÍCIOS:

Apresentaremos alguns temas e você se incumbirá de encontrar uma causa e uma
conseqüência para cada um deles. Escreva-as, seguindo o modelo apresentado acima:

1 Tema: As linhas de ônibus que percorrem os bairros das grandes metrópoles não têm
demonstrado muita eficiência no atendimento a seus usuários.
Causa:
Conseqüência:

TEMA: A convivência familiar está muito difícil.
Causa:
Conseqüência:

As doenças infecto-contagiosas atingem particularmente as camadas mais carentes da
população.
Causa:
Conseqüências:

Proposta de redação

A TV brasileira completa 50 anos. No início, houve quem considerasse o televisor mais um
eletrodoméstico na casa. Hoje, sabe-se que ele não é só isso, a televisão é um modo de vida.

Tema: A TV brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA.

Tema proposto: Nenhum homem é uma ilha.

Primeiro, entender o tema.
Ilha = solidão, isolamento.

1. Transforme o tema em uma pergunta:
Nenhum homem é uma ilha?

2. Procure responder essa pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou
discordando (ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte):
Essa resposta é o seu ponto de vista.

3. Pergunte a você mesmo, o porquê de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão
para justificar sua posição:

Aí estará o seu argumento principal.

4. Agora, procure descobrir outros motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a
fundamentar sua posição.

Estes serão argumentos auxiliares.

5. Em seguida, procure algum fato que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este
fato-exemplo pode ser um fato da vida política, econômica, social ou um fato histórico. O
fato-exemplo, geralmente, dá força e clareza à nossa argumentação.

6. A partir desses elementos, procure juntá-los num texto,
que é o rascunho de sua redação.

Por enquanto, você pode agrupá-los na seqüência que foi sugerida.

Os passos:

1) interrogar o tema;
2) responder, com a opinião;
3) apresentar argumento básico;
4) apresentar argumentos auxiliares;
5) apresentar fato- exemplo;
6) concluir.
Como ficaria o esquema:

Os passos: O Esquema

1) interrogar o tema; 1º parágrafo: a tese
responder, com a opinião
2) apresentar argumento básico 2º parágrafo: argumento
3) apresentar argumentos auxiliares 3º parágrafo: argumento
4) apresentar fato- exemplo 4º parágrafo: fato-exemplo
5) concluir 5º parágrafo: conclusão

EXEMPLO DE REDAÇÃO COM ESSE ESQUEMA:

Tema: Como encarar a questão do erro
Título: Buscar o sucesso

Tese: 1º§ O homem nunca pôde conhecer acertos sem lidar com seus erros.
Argumentação
2º§ O erro pressupõe a falta de conhecimento ou experiência, a deficiência de
sintonia entre o que se propõe a fazer e os meios para a realização do ato. Deriva-se de
inúmeras causas, que incluem tanto a falta de informação, como a inabilidade em lidar
com elas.
3º§ Já acertar, obter sucesso, constitui-se na exata coordenação entre
informação e execução de qualquer atividade. É o alinhamento preciso entre o que fazer e
como fazer, sendo esses dois pontos indispensáveis e inseparáveis.
4º§ Fato-exemplo - Como atingir o acerto? A experiência é fundamental e, na
maior das vezes, é alicerçada em erros anteriores, que ensinarão os caminhos para que
cada experiência ruim não mais ocorra. Assim, um jovem que presta seu primeiro
vestibular e fracassa pode, a partir do erro, descobrir seus pontos falhos e, aos poucos,
aliar seus conhecimentos à capacidade de enfrentar uma situação de nova prova e pressão.
Esse mesmo jovem, no mercado de trabalho, poderá estar envolvido em situações
semelhantes: seus momentos de fracasso estimularão sua criatividade e maior empenho, o
que fatalmente levará a posteriores acertos fundamentais em seu trabalho.
Conclusão
5º§ Assim, o aparecimento dos erros nos atos humanos é inevitável. Porém, é
preciso, acima de tudo, saber lidar com eles, conscientizar-se de cada ato falho e tomá-lo
como desafio, nunca se conformando, sempre buscando a superação e o sucesso. Antes do
alcance da luz, será sempre preciso percorrer o túnel.
(Redação de aluno.)

PARÁGRAFOS

• São blocos de texto, cuja primeira linha inicia-se em margem especial, maior do que a
margem normal do texto. Concentram sempre uma idéia-núcleo relacionada
diretamente ao tema da redação.
• Não há moldes rígidos para a construção de um parágrafo. O ideal é que em cada
parágrafo haja dois ou três períodos, usando pontos continuativos (na mesma linha)
intermediários.
• A divisão em parágrafos é indicativa de que o leitor encontrará, em cada um deles, um
tópico do que o autor pretende transmitir. Essa delimitação deve estar esquematizada
desde antes do rascunho, no momento do planejamento estrutural, assim a redação
apresentará mais coerência.

OBERVAÇÃO DE MAIS UM ESQUEMA DE DISSERTAÇÃO

A introdução, o desenvolvimento e a conclusão podem vir representados pelas letras a, b e c,
respectivamente:
na letra a, você deverá colocar a tese que vai defender;
na letra b, palavras que resumam os argumentos que você apresentará para sustentar a tese;
na letra c, uma palavra que represente a conclusão a ser dada.

Tema: A pena de morte: contra ou a favor?

a) contra, não resolve.
b) 1. direito à vida - religião

2. outros países - EUA
3. erro judiciário
4. classes baixas
5. tradição.
c) ineficaz: solução: erradicação da pobreza.
Feito o esquema, é segui-lo passo a passo, transformando as palavras em frases, dando forma
à redação.
• Na introdução você se declararia contrário à pena de morte porque ela não
resolve o problema do crescente aumento da criminalidade no país.
• No desenvolvimento, você utilizaria os argumentos de que todas as pessoas
têm direito à vida, consagrado pelas religiões; de que nos países em que ela existe,
citando os Estados Unidos como exemplo, não fez baixar a criminalidade; de que
sempre é possível haver um erro judicial que leve a matar um inocente; de que, no caso
brasileiro, ela seria aplicada somente às classes mais baixas, que não podem pagar
bons advogados; e, finalmente, de que a tradição jurídica brasileira consagra o direito
à vida e repudia a pena de morte.
• Como conclusão, retomaria a tese insistindo na ineficácia desse tipo de pena e
indicando outras soluções para resolver o problema da criminalidade, como a
erradicação da miséria.
Delimitação do tema
• televisão - a violência na televisão / a televisão e a opinião pública
• a vida nas grandes cidades - a vida social dos jovens nas grandes cidades / os
problemas das grandes cidades
• preconceitos - preconceitos raciais / causas do preconceito racial
• progresso - vantagens e desvantagens sociais do progresso / progresso e evolução
humana

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