Radio

domingo, 13 de maio de 2012

AULA DO DIA 12 DE MAIO NO CRSO DE PORTUGUÊS, CESAC - PE.

T É C N I C A S D E D I S S E R T A Ç Ã O


1)
TEMA E TÍTULO
São duas coisas distintas.
Vejamos a diferença:
q Tema
– é o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a idéia geral que será
defendida ao longo da dissertação. Deve-se ter o tema como um elemento
abstrato, isto é, tê-lo em mente, mas nunca transcrevê-lo como parte da
dissertação. Ex.
1. “A importância do respeito entre as pessoas como condição para a vida
em sociedade.”
2. “Devemos fazer bem-feito todas as coisas para termos prazer em viver.”
3. “A burocracia na administração pública é um obstáculo a mais no
processo de organização da sociedade.”

q Título
– é uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação.
Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. O uso de maiúsculas no
início de cada palavra do título (com exceção de conjunções, artigos,
preposições) é facultativo, a menos que sejam nomes próprios. Uma sugestão: dar
título à redação somente quando for obrigatório e, mesmo assim, depois de
escrita.
Por ex.:
1.
“O Oficial da Marinha do
Brasil”
2.
“A participação do Brasil no
Mercosul”
3.
“Nem tudo o que reluz é
ouro.”

2)
PARTES DA REDAÇÃO
Uma redação dissertativa deve conter três partes: introdução,
desenvolvimento e conclusão.

2.1)
INTRODUÇÃO
A introdução é a informação do assunto sobre
o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. Precisa
ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes a serem desenvolvidos. Na introdução o autor
deixa bem clara a sua tese acerca do tema/título. Essa tese deverá servir de
base a todos os parágrafos seguintes e também à conclusão. Uma boa dica seria
selecionar os tópicos a serem abordados e só então fazer a introdução. Vejamos,
a seguir, algumas maneiras de se elaborar a introdução:

a)
Trajetória histórica
É fazer uma analogia entre elementos do passado e do presente. Já que
uma analogia será apresentada, então os elementos devem ser similares; deve
haver semelhança entre os argumentos apresentados, ou seja, só usaremos a
trajetória histórica quando houver um fato no passado que esteja relacionado
com o momento presente.
Quando utilizar a trajetória histórica na introdução, deve-se usar um
parágrafo para cada elemento histórico. Não se recomenda o uso de vários
elementos de épocas diferentes em um só parágrafo nem vários parágrafos
abordando um mesmo elemento histórico. A trajetória histórica dá credibilidade
à redação, mas só deve ser usada se houver fundamentação. Por exemplo: o título
é “A
diplomacia na América do Sul”.

“ Desde
a época das grandes navegações, quando Colombo aportou na América do Sul, os
povos nativos desse continente já se mostravam aguerridos e dispostos a lutar
por seus ideais. Analisando algumas revoltas ocorridas neste território pode-se
compreender o momento atual por que passa o continente americano. Começando
pela Revolta Praieira...em que.... Canudos também mostrou...”

b)
Comparação social,
geográfica e histórica
É apresentar uma analogia entre elementos, porém, sem buscar no passado
a argumentação. É comparar dois países, dois fatos, duas personagens, enfim,
comparar dois elementos para comprovar o tema/título.
Lembre-se de que se trata da introdução, portanto, a comparação será
apenas apresentada, deixando para discutir cada elemento no desenvolvimento,
sendo um parágrafo para cada elemento. Por ex.:
O título é “O preconceito racial”.

“ O
preconceito, seja de que tipo for, é uma atitude muito presente na humanidade.
Entretanto, isto não é um comportamento exclusivo de algumas regiões. Países de
todos os continentes têm seus modelos de preconceito. Os Estados Unidos têm uma
população negra muito discriminada; a França tem vivido momentos de tensão
motivados por preconceitos raciais; a crise histórica do Oriente Médio é
originada por questões raciais . Tal postura, apesar de ser comum, deve ser
repudiada, pois não há mais espaço no mundo moderno para esse tipo de
comportamento social. Cada um pode fazer a diferença...”

c)
Conceituando ou definindo
uma idéia ou situação
Em alguns temas/títulos de dissertação surgem
palavras-chave de extrema importância para a argumentação. Nesses casos,
pode-se iniciar a redação com a definição de alguma dessas palavras para, no
desenvolvimento, trabalhar com exemplos de comprovação.
Por ex. “Preconceito é todo comportamento que
adotamos diante de situações que divergem das nossas convicçõe sobre algum
assunto.”

d)
Contestando uma idéia ou
citação, contradizendo, em partes
Quando o tema/título apresenta uma idéia com a qual não se concorda
inteiramente, pode-se trabalhar com este método. Argumenta-se que a idéia do
tema/título é verdadeira, mas que existem controvérsias. Afirma-se que o
tema/título é polêmico, havendo elementos que o comprovam e elementos que
discordam dele, igualmente.
Não esquecer de que o desenvolvimento tem que ser condizente com a
introdução, isto é, estar em harmonia com ela. Cada comprovação deve estar
contida em um parágrafo.
Exemplo 1:
O tema é “A intencionalidade da Coroa Portuguesa de tornar o
Brasil livre e a chegada da Família Real, em 1808, favoreceram o processo de
independencia de nosso País”.

“Lendo atentamente e criticamente a
história do Brasil, pode-se verificar que
Portugal não tinha a intenção de torná-lo livre. Essa versão, tal qual
nos foi contada nos livros tradicionais de história, cujos autores eram menos críticos
e reflexivos, impede que a verdade
histórica do nosso País seja conhecida. Entretanto, pode-se afirmar que a vinda
da Corte Portuguesa para o Brasil influenciou muito a nossa libertação.”

Exemplo 2:
O tema é “A necessidade das
Forças Armadas para um País soberano é incontestável”.

“É notória a
importância das Forças Armadas no cenário político internacional, no entanto,
elas têm sua importância, não apenas para os países soberanos, mas até
para aqueles em formação, tais como a
Namíbia, o Timor Leste, a Palestina,
entre outros.”

e)
Refutando o tema,
contradizendo-o totalmente
Refutar significa contestar alguma proposição
ou afirmativa. É escrever, na introdução, o contrário do que foi apresentado
pelo tema ou título. Deve-se tomar muito cuidado ao usar este método, pois se
estará negando a idéia apresentada. Portanto, argumentos convincentes,
coerentes e bem fundamentados serão imprescindíveis. O ideal é iniciar a
introdução por uma frase do tipo:
q “Ao contrário do que se acredita...”.

f)
Elaborando uma série de
interrogações
Pode-se iniciar a introdução com uma série de
perguntas. Porém, tome cuidado! As perguntas devem levar a reflexões sobre o
tema/título e não a respostas genéricas sem sentido. Tais perguntas deverão ser
respondidas no desenvolvimento, sendo um parágrafo para cada uma. Portanto, use
este método quando souber as respostas. Portanto, é melhor escolher
primeiramente os tópicos que serão utilizados e depois elaborar as perguntas
sobre eles. Por ex.
q “O que a sociedade espera de um presidente? Quais os valores mais
importantes da sociedade brasileira? No sistema presidencialista o mandatário
tem toda autonomia para governar? Quais as necessidades mais urgentes do povo
brasileiro? Em apenas quatro anos é possível realizar muitos projetos de
governo?”


g)
Transformando a introdução
em uma pergunta
Faz-se o que foi indicado no item anterior,
mas limitando-se a uma pergunta apenas.
q “O que a sociedade espera de um presidente?”
q “Solidão é estar distante fisicamente de outras pessoas?”
q “O dinheiro é tudo na vida?
q “Pode-se comprar qualquer coisa com dinheiro?”
q “Por que uma nação precisa de navios de guerra?”
q “A paz seria a ausência de guerra?”

h)
Elaborando uma enumeração de
informações
Quando se tem certeza de que as informações são verídicas, podem-se
usá-las na introdução e, depois, discuti-las, uma a uma, no desenvolvimento.
Por ex.

“Não podemos
esquecer do que representou o Patrono da Marinha para a história de nosso País.
Tamandaré foi um grande homem brasileiro. Seu legado foi de civismo, lealdade e
cumprimento do dever. Todo brasileiro deveria espelhar-se nele. O Brasil
procura homens do quilate de Tamandaré.”

i)
Caracterizando espaços ou
aspectos
Pode-se iniciar a introdução com uma
descrição de lugares ou de épocas, ou ainda com uma narração de fatos. Sendo
narração ou descrição, deve ser curta, pois a intenção é tornar a redação
interessante. Cuidado para não transformar a dissertação em descrição ou
narração. Por ex.

“Na época em
que travou-se a Batalha Naval de Riachuelo, em 1865, o Brasil era uma monarquia
e a agricultura cafeeira era a base da sua economia. Os grandes fazendeiros
faziam dos escravos sua força de trabalho. Muitos grupos populares manifestavam
aspirações de tornar o Brasil uma república, enquanto outros buscavam findar a
exploração dos homens negros. Havia pessoas interessadas no crescimento e
desenvolvimento do Brasil como uma nação forte e cada vez mais independente. A
Guerra do paraguai tornou-se, assim, tão importante para o futuro do País, como
pôde-se comprovar posteriormente”.

j)
Resumo do que será
apresentado no desenvolvimento (mais comum)
Nesse caso, é necessário planejar
cuidadosamente a redação toda antes de começá-la, pois, na introdução, serão
apresentados os tópicos da redação. Deve-se evitar mais de três tópicos para
que você possa argumentar adequadamente sobre cada um. Por ex. “A importância da água para os seres vivos”.

“É comum
ouvir-se falar a respeito da importância da água para os seres vivos.
Entretanto, nem todos conhecem os processos de tratamento da substância mais
preciosa à saúde humana. Desde o momento em que ela nasce, nos locais mais
difíceis das montanhas ou grutas, passando pelas centrais de tratamento e
depuração, até chegar nas torneiras de nossas residências, a água passa por
mecanismos diversos que muitos não imaginam, mas cujo conhecimento seria
relevante para todo cidadão”.

k)
Paráfrase
Consiste em escrever o tema ou título, usando
nossas próprias palavras. Não confundir com sinônimos, pois demonstra falta de
criatividade. O melhor é reestruturar o tema/título utilizando palavras
diferentes. Nossa paráfrase deve ser mais desenvolvida que a frase apresentada
como tema/título. Por exemplo:
O tema é:
“A internet influencia a vida das pessoas devido à velocidade de
conexão com que liga as regiões mais distantes do planeta, fazendo do mundo
cibernético um mundo alternativo.”

Utilizando a paráfrase, poderiamos ter:

“O mundo
moderno trouxe consigo uma verdadeira revolução tecnológica que transformou a
vida das pessoas, tornando-as mais próximas num mundo virtual, mesmo estando
separadas por quilômetros de distância no mundo real. Este fato fato dá maior
flexibilidade à vida das pessoas, pois cria um novo espaço de relacionamentos,
chamado mundo cibernético.”

2.1.2)
Frases-modelo para o início da introdução
É bom lembrar que a maneira mais adequada de
iniciar uma introdução dependerá do tema/título e do aspecto escolhido pelo
autor da redação. Nenhuma frase-modelo substitui a criatividade e originalidade
daquele que escreve. Entretanto, algumas frases podem ajudar ou inspirar na
elaboração da introdução. Ei-las:
1) “É de
conhecimento geral que ...”

2) “Todos sabem
que, em nosso país, há tempos, observa-se...”
Neste caso, observe a noção de tempo (há tempos ) e lugar (em nosso
país).

3) “Cogita-se,
com muita freqüência, a...”

4) “Muito se tem
discutido acerca de ...”

5) “O (A) ... é
de fundamental importância para ...”

6) “É
indiscutível que...” / “É inegável a...”

7) “Não raro,
toma-se conhecimento, por meio de ...”

8) “Apesar de
muitos acreditarem que ...”

9) “Pode-se
afirmar que, em razão de ...”

10) “Ao analisar
o (a, os, as)..., é possível entender ...., pois ....”

Nenhum comentário:

Postar um comentário