Radio

terça-feira, 15 de março de 2011

"A diferença entre culpa e responsabilidade"




Troque Sua Culpa por Responsabilidade
A palavra culpa é muito pesada, uma das mais carregadas de significação negativa no imaginário humano. É fácil se perceber a diferença das palavras culpa e responsabilidade: culpa se carrega e responsabilidade se tem.
A idéia de culpa parte do princípio do pecado imperdoável: “Porém o que blasfemar contra o Espírito Santo nunca, jamais terá perdão, mas será réu de eterno delito” (Marcos 3:29). Emmet Fox e Joseph Murphy, autores do movimento Novo Pensamento, reinterpretaram maravilhosamente essa trecho bíblico e segundo eles o Espírito Santo é Deus dentro de nós. Blasfemar é: mentir para si mesmo sobre o poder de Deus e acreditar que Deus possa fracassar. Pecar é: não permitir a presença de Deus em nossas vidas em toda sua plenitude de amor. A partir do momento que a pessoa permite a positividade, a presença de Deus em sua vida, passa a não ter mais a culpa, torna-se responsável por todos os seus atos e pensamentos, e não um ser controlado por pensamentos externos, pelo inconsciente coletivo.
Joseph Murphy interpreta o pecado original de uma forma divina. Para ele Adão é a mente consciente ativa por natureza, e Eva a mente subconsciente reativa por natureza. Quando a mente passa a acreditar na separação entre Deus e suas criações (comer o fruto proibido), o homem e a mulher entrariam no pecado original (a origem de todos os males, a crença na ausência de Deus dentro da vida humana).
Quem se culpa perde toda a força de mudança. O culpado desconhece o perdão, é um ser frágil e vulnerável a todos os medos e males. Culpar-se de algo é totalmente ineficiente em todas as áreas da vida humana. Aquele que se culpa não espera o perdão, torna seu ato errado imutável, vai contra todas as leis da natureza. Deus é mudança e evolução. Todo o erro, sem exceção, pode ser consertado. A pessoa que se culpa, fecha-se ao perdão de Deus e ao perdão da sociedade. Deus perdoa os erros mais inimagináveis, terríveis ou absurdos. Na verdade, mesmo aquele que não se perdoou já está perdoado por Deus, ainda que não saiba.
Quem se responsabiliza manda outra mensagem ao universo: “errei, mas posso consertar ou acertar da próxima vez. Deus em sua infinita bondade jamais condenará um erro. Ao lado de Deus sou forte e invulnerável a todo o mal porque nada temo”. A pessoa que toma responsabilidade abre-se as obras de Deus em sua própria vida. Sente a força do perdão de Deus e torna-se feliz e pleno.
Da mesma forma que se culpar, culpar outro pelos problemas de nossa vida, além de cômodo é altamente ineficiente. Quem culpa os outros, esse retira de si mesmo toda a responsabilidade para com a sua própria vida, o que não se é responsável não se tem comando e se a pessoa não comanda, alguém o faz por ela. Quando responsabilizamos outro por algum prejuízo em nossas vidas, estamos imediatamente nos responsabilizando por termos permitido esse prejuízo. É o mesmo que dizer que se permitiu aquilo, mas, daqui para frente, a história é outra.
Troque sua culpa por responsabilidade, mesmo porque seus erros provavelmente existiram pelo desconhecimento de fazer diferente. Esta troca é divina e o colocará sobre a proteção daquele que mais te ama, Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário