Radio

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EPÍLOGO




Ah, meu caderninho! Você está repleto de
frases das mais belas do mundo. Não as troco por
dinheiro nenhum. Têm me ajudado muito.
Agora que o terminei, vou sair um pouco e
apreciar a minha montanha meditando nas frases.
Quero sentir a brisa lá fora e olhar para as
mesmas estrelas que me deram as boas-vindas
quando nasci.
Qão bela está esta noite! As estrelas estão
tão próximas daqui. Quase as toco com as mãos!
Vieram beijar a montanha.
Quero dar uma pausa na correria da vida e
olhar para isso que o maior dos artistas fez para deslumbrar os meus olhos, minha mente.
Admirando este manto azul aveludado,
cheio de brilhantes pingos de prata, eu me lembro
de um poema de Davi. Todo o céu é mudo, mas
fala sem dizer uma só palavra. Ouço.
" Os céus declaram a glória de Deus e a
expansão está contando o trabalho das suas
mãos...quando vejo os teus céus, trabalhos dos
teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste,
que é o homem mortal para que te lembres
dele?...Tu o fizeste um pouco menor que os anjos;
de glória e honra o coroaste e o designaste sobre
as obras das tuas mãos."
Ah! Como procurei desde criança frases
como essas! As estrelas são minhas, eu sentia
isso, só não sabia como, mas agora sei. Apesar
de Deus ter feito as estrelas tão magníficas,
aglomeradas em um número incalculável num
espaço de muitos bilhões de anos-luz, Sua
memória é tão vasta quanto o infinito e LEMBRASE
DE MIM! Ele dá tanto valor a toda a água dos
oceanos quanto à minha pequenina lágrima!
E esta frase decisiva e maravilhosa: "sou
apenas menor que os anjos!?
Ora, existe algo melhor para o coração do
que isso? Por que demorei tanto para saber algo
tão simples, que depois dos anjos...sou eu!
Então, se sou apenas menor que os anjos,
tenho muito valor aos olhos Daquele que fez as
estrelas e que, colocando-as em rumos fixos e
rígidos teve a amorosa idéia de dar vida e a sua
semelhança a um simples montinho de pó. Um punhado de pó com condições de decidir a favor
da paz, da justiça, da verdade e do amor,
colocando-o num planeta lindo, uma jóia azul,
num dos cantinhos da Via-Lactea para, de lá,
admirar todas as outras galáxias!
E para admirá-las me deu os olhos para
contemplar tudo. E, exagerando na sua bondade,
no seu amor e na sua tecnologia sobre a vida, fez
com que eu pudesse ver em cores. Deu-me os
ouvidos para que eu ouvisse o canto dos
pássaros, o murmúrio do mar e a Sua canção - a
canção de Deus - na voz do vento. Deu-me o tato
para que sentisse a brisa fresca e suave por onde
Ele sopra. E o olfato para que me admirasse com
as fragrâncias das flores do seu jardim em
número incalculável. E o paladar? Para que eu
experimentasse todos os sabores que inventou e
nunca me cansasse.
Ele me deu tudo isso e muito mais coisas!
E ainda, de contra-peso, sendo Ele a
FONTE DA VIDA, afirma que eliminará a morte!
Esta coisa abominável que eu tanto detesto. Esta
assassina que tira de mim, arranca de mim e de
todos, os entes queridos, os amigos, os irmãos
humanos, os companheiros da jornada da vida.
Esta coisa detestável que só existe com a
finalidade de fazer sofrer e chorar, que não serve
para nada e é só um grande desperdício.
A quem, até hoje, esta infame não fez
soluçar, derramar lágrimas alguma vez e provocar
a mais longa das saudades com a grande dor do
nunca mais - apesar do "consolo" religioso ? És
infame sim, meu coração, meu íntimo mais profundo grita: morte és infame, "és a maior
inimiga do homem" - como diz uma frase da
Bíblia.
Morte! Assassina é o seu nome! Aquela
que interrompe um desejo natural, com o qual eu
nasci, pois fui programado com a vontade de
viver, viver, viver cada vez mais. Sei que muitos
camuflam esse sentimento, dizendo "não temer a
morte e que ela é natural, e que quando partirem,
partirão numa boa sem nenhum questionamento".
Mas estarão dizendo a verdade genuína no
íntimo?
Eu não penso, nunca pensei e não me
envergonho de falar a verdade: detesto, repudio a
morte, pois meu íntimo sente que fui feito para
viver e que ela é uma contradição, é uma
aberração da vida. E como prova cabal, penso
nos quadros tristes que se desenrolam nos
velórios. O sofrimento nos velórios mostra a
verdade do íntimo humano. Por que os velórios
não são alegres, por exemplo, como num
aniversário? A resposta é simples; a morte é o fim
dos aniversários! Então por que endeusa-la e
torcer a verdade, como se a morte fosse amiga e
mentir para mim mesmo?
Se a morte fosse boa, natural e necessária,
o próprio Filho de Deus a teria enaltecido e falado
bem dela. Mas ele não fez isso nunca. Ao
contrário, quando morreu seu amigo Lázaro, de
Betânia, ele não disse aos presentes: "fiquem
alegres, pois Lázaro está melhor agora do que
antes..." ou coisas assim. Não! O Filho de Deus
gemeu, sofreu, ficou triste, CHOROU e ressucitou o amigo. Tirou-o do túmulo.
Ressucitou, ainda, o jovem filho da viuva de Naim;
teve pena da viuva. Por que não disse a ela que a
morte era boa? Ressucitou a filha de Jairo. Por
que não disse a Jairo que a morte da menina era
coisa melhor que a vida na Terra?
Essas amostras grátis e muitas outras do
remédio contra a morte já foram dadas no
passado...não são novidades. Vale a pena viver,
não desistir da vida mesmo que eu tenha que por
algum motivo morrer por algum tempo. Ora,
tempo que nem se percebe!
Ah, caderninho! Agora que sei tantas
coisas belas, e que a assassina terá seu fim, ao
invés de chorar pelas tristezas da vida, do topo
desta montanha tenho que cantar para as estrelas
ouvirem.
Elas não sabem o que perderam por serem
só estrelas, e o que eu ganhei, o que nós, os
humanos, ganhamos, por sermos só montinhos
de pó mas vivos e com a semelhança do Criador
delas, pois, apesar de todos os meus e os nossos
problemas, que um dia terão fim, eu sinto:
MARAVILHOSA É A VIDA!
Maravilhosa é a vida quando amamos.
Quando apesar de ter todos os motivos não
abrigamos o ódio, o rancor ou a hostilidade,
mesmo quando outros, fingindo-se leais, agem
hipocritamente enquanto confiamos neles,
procurando nos fazer algum mal e, mesmo assim,os perdoamos, sejam quais forem os males
cometidos.
Maravilhosa é a vida quando não temos
nada para nos arrepender. Mas como é melhor
ainda, quando reconhecemos nossos erros, e
sabendo que os nossos atos fizeram outros
derramarem lágrimas, buscamos o perdão,
tentando reparar o mal, se for possível.
Maravilhosa é a vida quando entendemos
que a humanidade é composta de personalidades
de todos os tipos. Há os que ajudam e os que
derrubam. Os que constroem e os que destroem.
Os que elogiam e os que criticam. Os que invejam
e os que desejam o bem. Os que amam e os que
odeiam. Os que são verdadeiros e os que fingem.
E quão bom é quando, a todos, indistintamente,
desejamos um bom dia, mesmo que não nos
ouçam nem nos queiram ouvir dizer.
Maravilhosa é a vida quando entendemos
que o ódio - mesmo aquele que achamos
justificado - é como uma serpente venenosa que
nos morde se o abrigarmos dentro de nós.
Maravilhosa é a vida quando ajudamos os
amigos. Mas é maravilhosa também quando
nunca buscamos a vingança e auxiliamos os
inimigos a apagarem o fogo sobre as suas
cabeças, que eles mesmos acenderam por
procurarem nos prejudicar. A vida é maravilhosa quando não gastamos nossa energia tentando
rebater ou dar ouvidos às críticas injustas e
invejosas, quando direcionamos nossa energia
para elogiar e erguer os outros, mesmo que
achemos que não mereçam. E quando fazemos
isso com o sorriso sincero - pois o sorriso
verdadeiro é o começo de toda mudança -
funciona mesmo. Sei que não posso mudar as
pessoas, mas quando eu, de verdade, resolvo
mudar, todos "melhoram" em consequência disso.
Até o cãozinho entende isso.
Maravilhosa é a vida quando em face de
uma derrota, voltamos ao mapa, analisamos onde
foi que erramos na busca do objetivo não
alcançado e tentamos outra vez, por outra trilha. A
vida é maravilhosa quando fazemos da
persistência nossa arma favorita, porque a
persistência é a mãe das realizações. Quão
maravilhosa é a vida quando não ficamos só no
uso das palavras mas agimos, nos colocamos em
ação na busca da realização do sonho, pois, só
palavras não bastam. Sem a ação nada existe. De
que valeria o solo, o arado e o cavalo, se o
agricultor não pegasse no arado?
Maravilhosa é a vida quando colocamos a
vontade e o entusiasmo como mola propulsora de
tudo, pois sem a verdadeira vontade tudo é inútil,
fútil. Quão maravilhosa é a vida quando
mantemos acesos nossos objetivos e temos
metas a alcançar. Quando nunca dizemos sem
um motivo de força maior: desisto do sonho. Ora, o Sol nasce todos os dias e mesmo que sua luz
não apareça por causa das nuvens eu irei buscálo,
subirei acima delas. E se parecer impossível
buscarei ajuda, e alguém que conhece o caminho
me levará até lá.
Maravilhosa é a vida quando mesmos
persistentes somos ora prudentes ora ousados, e
calculamos o custo antes de um empreendimento.
São perigosas as palavras "o corajoso mergulha
de cabeça em tudo". É necessário a cautela, pois
não existem coragem ou covardia. O corajoso é
como um ator, ele é apenas aquele que tem o
mesmo medo que o outro tem, mas não deixa
ninguém perceber.
Maravilhosa é a vida quando
desenvolvemos o difícil hábito da paciência, e
entendemos que a dor de hoje não durará para
sempre, e que a felicidade é como um pássaro e
pode voar a qualquer instante. A vida continua
maravilhosa quando entendemos que, assim
como as lágrimas se transformam em sorrisos,
estes, podem dar lugar às lágrimas.
Maravilhosa é a vida quando temos toda a
saúde. Mas, não deixa de ser maravilhosa
quando, apesar de algum mal físico, conseguimos
mantê-la acesa mesmo que a chama seja menor,
menos intensa. É só uma questão de adaptação.
Quão maravilhosa é a vida quando temos o
pleno uso de todos os nossos sentidos. Mas é maravilhosa também quando, apesar de nos faltar
um dos sentidos ou um órgão, ou membro, todo o
restante do corpo sob o comando de uma mente
esperançosa se supera, luta e persiste, pois é ali
que damos mais valor à vida.
Maravilhosa é a vida quando não ficamos
insatisfeitos com nossa aparência física. Quando
entendemos que o "ser feio ou bonito" é uma
ilusão de nossa mente diante do espelho e que
isso é temporal, passageiro. Poucos anos nos
modificam e desmancham tudo. E caso façamos
boas e belas plásticas, nunca nos esqueçamos
que a verdadeira plástica é a do íntimo. Ora, se
ficarmos postados discretamente num lugar
movimentado notaremos que há faces e corpos
de todos os tipos. Nos sentiremos bem contentes
conosco depois dessas observações.
Maravilhosa é a vida quando aprendemos
que ela é uma alternância entre o bem e o mal e
que a felicidade nunca é completa; que não não
há quem não tenha obstáculos a vencer. E que
quando um obstáculo parecer intransponível,
devo fazer os cálculos entre perdas e ganhos,
mas se o resultado for perdas e perdas, é sábio
escolher o mal menor e me adaptar à nova
situação, sem desistir de viver.
Maravilhosa é a vida quando não sofremos
para tentar "ser o outro". Quando entendemos
que a gota d'água quer se transformar num Sol,
mas depois percebe que uma simples nuvem pode tapar a sua luz. Feliz a gota que entender
isso e procurar em si mesmo os seus próprios
talentos, suas próprias qualidades, e não buscálas
em outros. Feliz a gota que compreender que
até o mar tem problemas, que todos têm
problemas ou, de alguma maneira, limitações.
Feliz a gota que aprender que, o único que não
tem limitações é DEUS, e que quando tudo falhar
e não parecer haver solução...a única solução é
ELE...pois até para a morte ele tem o remédio,
porque Ele é a FONTE DA VIDA.
Maravilhosa é a vida quando estamos no
tempo de "vacas gordas" e pilotamos o barco do
sucesso. Mas não é menos maravilhosa quando
enfrentamos com coragem todo tipo de tempo de
"vacas magras". É maravilhoso quando entramos
com um barquinho frágil num mar de tormentas e
o pilotamos bem, pois é nesses momentos que se
conhece o bom piloto.
Maravilhosa é a vida quando temos muito.
Mas é maravilhosa também quando sabemos
viver com o pouco. Quando entendemos a frase
de Abbot que diz: "Eu me sentia triste por não ter
sapatos até o dia em que encontrei um homem
que não tinha os pés".
Maravilhosa é a vida quando permitimos
que as árvores da verdade brotem em nosso peito
arrancando as árvores da mentira, mesmo que
doa. Porque a verdade dói mas cura, e a mentira parece doce mas é um mal crônico, incurável, que
leva a vida ao abismo do qual não há retorno.
Maravilhosa é a vida quando somos
contaminados e portadores do vírus do amor, da
esperança, da fé e da humildade, pois a fé, tão
valorosa, infelizmente, "não é propriedade de
todos" - como diz bela frase da Bíblia.
Quão maravilhosa é a vida quando
amamos os que nos amam. Mas como é
maravilhosa também quando amamos àqueles
que nos tratam com indiferença sem nos ter
nenhum amor. Quão maravilhosa é, quando em
tudo o que fazemos, emolduramos com o amor
próprio e aos outros.
Maravilhosa é a vida quando sabemos que
o amor, em todas as situações sempre deixa um
saldo positivo e nunca falha mesmo. Porque foi
o amor que originou o Universo. Sim, a mais
bela das frases bíblicas afirma: Deus é amor.
Maravilhosa é a vida quando, a qualquer
idade, apesar de "maduros" e desgastados pelo
tempo, temos no peito as mesmas emoções de
uma criança; criança que vê o Universo como se
fosse um maravilhoso brinquedo, presente de um
pai, para que brinque nos seus quintais, de
ciranda-cirandinha por toda a eternidade.
Que nunca deixe de existir a criança
dentro de mim! Por que a idade de um homem
não é medida pelas suas rugas, pelos cabelos brancos, nem pelos anos que conta; mas pelo
que tem no coração, pelos sonhos, pelos
objetivos, pela sua vontade de viver. Ele pode
ser um velho ao 20 anos ou um jovem aos 90!
Quão maravilhosa é a vida quando
descobrimos que ela não é só isso que os
padrões clássicos estabeleceram, ou seja,
quando entendemos que no bosque há mais do
que apenas lenha para a fogueira.
BOA ESCALADA,
COMPANHEIRO DE MONTANHA DA VIDA!



fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário