Radio

terça-feira, 24 de maio de 2011

VANGUARDAS EUROPEIAS


Futurismo

O movimento cultuava a vida moderna, a máquina, a velocidade. Reivindicava uma ruptura com o passado, buscando novas formas, assuntos e estilos, que melhor representasem a modernidade. Surgiu, oficialmente, em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.

Surrealismo

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França, com poeta André Breton, na década de 1920.

Influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa; defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos; e rejeita os valores burgueses, como a pátria e a família. Expressa o interior humano.

Na arte, o catalão Salvador Dali (1904-1989) é um dos principais artistas do movimento surrealista.


Dadaismo

O Dadaísmo foi um movimento originado, entre 1915 e 1916, em Zurique, Suíca.

O movimento promovia o "terrorismo cultural", pois negava todas as tradições sociais e artísticas. Tinha como base o niilismo (descrença absoluta), o ilogismo (ausência de lógica ou de regras) e o slogan "a destruição também é criação".

Na arte, havia grande admiração pela arte abstrata e cultuava a realidade mágica da infância: "Mona Lisa com bigodes, de Marcel Duchamp"

Cubismo

O movimento cubista surgiu em Paris, entre 1907 e 1908, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As Senhoritas de Avignon), pintada pelo espanhol Pablo Picasso.

A pintura retrata cinco nús envoltos na natureza morta.

Os traços dos rostos remetem às máscaras africanas.

A arte é marcada pela decomposição do objeto em múltiplos planos, rompimento da perspectiva tradicional, simultaneidade, recorte e montagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário