Futurismo
O movimento cultuava a vida moderna, a máquina, a velocidade. Reivindicava uma ruptura com o passado, buscando novas formas, assuntos e estilos, que melhor representasem a modernidade. Surgiu, oficialmente, em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Surrealismo
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França, com poeta André Breton, na década de 1920.
Influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa; defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos; e rejeita os valores burgueses, como a pátria e a família. Expressa o interior humano.
Na arte, o catalão Salvador Dali (1904-1989) é um dos principais artistas do movimento surrealista.
Dadaismo
O Dadaísmo foi um movimento originado, entre 1915 e 1916, em Zurique, Suíca.
O movimento promovia o "terrorismo cultural", pois negava todas as tradições sociais e artísticas. Tinha como base o niilismo (descrença absoluta), o ilogismo (ausência de lógica ou de regras) e o slogan "a destruição também é criação".
Na arte, havia grande admiração pela arte abstrata e cultuava a realidade mágica da infância: "Mona Lisa com bigodes, de Marcel Duchamp"
Cubismo
O movimento cubista surgiu em Paris, entre 1907 e 1908, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As Senhoritas de Avignon), pintada pelo espanhol Pablo Picasso.
A pintura retrata cinco nús envoltos na natureza morta.
Os traços dos rostos remetem às máscaras africanas.
A arte é marcada pela decomposição do objeto em múltiplos planos, rompimento da perspectiva tradicional, simultaneidade, recorte e montagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário